sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O que a Astrologia revela sobre 2010

Em Astrologia, quando nos referimos a previsões astrológicas para indivíduos, a prerrogativa principal é observar o mapa astral de nascimento considerando a data, o mês, o ano, a hora e o local em que a pessoa veio ao mundo. Apenas uma análise do Mapa Astral pode detalhar os traços singulares que caracterizam cada pessoa.

É possível, entretanto, traçar um quadro geral baseado apenas no signo solar de nascimento - aquele que todo mundo conhece, pautado apenas no dia e no mês. Este tipo de análise baseada apenas no signo solar foi desenvolvida pelo astrólogo Alan Leo no começo do século XX e, apesar de não ser o ideal, permite ao menos receber alguns toques importantes enquanto não é possível consultar seu Mapa Astral.

Vejamos a seguir algumas tendências marcantes para os doze signos ao longo do ano de 2010. Em alguns momentos, você perceberá que o que será dito vale para decanatos específicos, ou seja, para pessoas que nascem num período específico. Neste caso, a previsão é mais significativa para pessoas de um signo que nasceram num faixa limitada de datas, mas vale para o signo como um todo. Um detalhe importante: as datas dos decanatos fornecidas neste artigo podem variar um pouco para os nascidos de diferentes anos. Para saber exatamente o decanato em que você nasceu, é preciso calcular o mapa astrológico de nascimento. De todo modo, as datas fornecidas são aproximações consistentes.

ÁRIES
Os tipos arianos passam por um ciclo altamente impactante durante o ano de 2010. Falo da entrada do planeta Urano neste signo, sugerindo mudanças radicais de vida, principalmente para os nascidos no primeiro decanato (entre 21 e 30 de março). Viradas radicais acontecem, e só há sofrimento se a pessoa insistir em manter as coisas do mesmo jeito, temendo a mudança. Com Urano sobre este signo e também por conta da quadratura de Plutão, ao longo de 2010 não sobrará pedra sobre pedra: a vida mudará tanto, mas tanto, que a pessoa terá a sensação de ter morrido simbolicamente e renascido de outra forma. Áries é um dos signos que mais vivenciará processos importantes em 2010.Já para os nascidos nos segundo e terceiro decanatos (de 31 de março a 20 de abril), o trânsito mais significativo é a oposição de Saturno, que sugere certo decréscimo de vitalidade ao longo do ano. Na verdade, a ideia aqui é a necessidade de aprender a poupar e principalmente se poupar de excessos, reconhecendo os próprios limites e evitando ir além do que é possível. A percepção dos próprios limites é amplificada durante 2010, o que leva a um maior - e bem-vindo - amadurecimento.

TOURO
Os taurinos do terceiro decanato (de 10 a 20 de maio) passam pelo final da quadratura de Netuno. Ilusões há muito tempo acalentadas encontram seu derradeiro final no ano de 2010. A insistência em fantasias gera desilusões, mas tais desilusões são altamente libertadoras. É preciso desenvolver o senso crítico e tomar cuidado com "viagens espirituais" amalucadas demais. Manter os pés firmemente no chão é importante para os taurinos do terceiro decanato. Já os do primeiro decanato (de 21 a 30 de abril) passarão por um ciclo de enriquecimento íntimo muito poderoso. Há a possibilidade de realizar mudanças significativas, libertando-se de tudo aquilo que não serve mais. Os taurinos dos outros dias não vivenciarão nenhum trânsito muito significativo sobre o Sol, mas muitos outros processos importantes serão revelados numa consulta individual de Astrologia, considerando a hora de nascimento.

GÊMEOS
O signo de Gêmeos como um todo, independentemente dos decanatos, vive um ano de 2010 marcado pelo reconhecimento de limites importantes, que permitem a realização de propósitos concretos a curto/médio prazo. Ano proveitoso, de muito amadurecimento. Os geminianos dos segundo e terceiro decanatos (a partir de 31 de maio) precisarão tomar cuidado com uma tendência a entrar em conflito com figuras de autoridade.

CÂNCER
Os nativos de Câncer do primeiro decanato (até por volta do dia 1 de julho) vivenciam um ano de baques poderosos, e provavelmente passarão por experiências de perda, ou mesmo situações nas quais se perceberão impotentes. Por conta da oposição de Plutão, estes nativos reconhecerão que existem coisas que estão muito além do nosso controle, e que é preciso pedir ajuda ou simplesmente aceitar que não é possível controlar tudo. Urano também faz quadratura com os cancerianos do primeiro decanato, de modo que 2010 é, para este signo, um ano de crises significativas. A antiga realidade é demolida, para que um novo mundo possa emergir. A dor depende do quanto a pessoa resiste à necessidade da mudança. Para os cancerianos de todos os decanatos, dois outros trânsitos assumem importância: Saturno, formando quadratura; e Júpiter, formando trígono. O reconhecimento dos limites, a percepção de que não se é onipotente possibilita o crescimento pessoal.

LEÃO
Os leoninos do primeiro decanato (até por volta do dia 1 de agosto) passam por um ano de 2010 altamente estimulante, criativo e vivificador, principalmente a partir do mês de maio, quando Urano adentra um signo de Fogo. Poder inventivo e capacidade revolucionária marcam os tipos leoninos do primeiro decanato. Já os do último decanato (por volta dos dias 12 a 22 de agosto) vivem 2010 como um ano em que há algum perigo de autoengano. É preciso manter uma postura realista diante dos próprios objetivos, caso contrário há o risco de "viajar na maionese". Os leoninos de todos os decanatos começam o ano de 2010 rugindo muito, dizendo que vão fazer e acontecer, mas na medida em que o mês de março se aproxima, eles vão "caindo na real" e entendendo que entre dizer e fazer há um oceano a ser transposto.

VIRGEM
Os virginianos do último decanato (por volta de 12 a 22 de setembro) vivem um primeiro semestre de 2010 altamente bagunçado. Por mais que tentem organizar as coisas, nada sai exatamente do modo que foi originalmente planejado. O segundo semestre, em compensação, promete maior estabilidade. De modo geral, os virginianos de todos os decanatos correm o risco de gastar mais do que devem (não apenas dinheiro, como também energia) e precisam assumir uma postura mais prudente durante o ano. Entusiasmo excessivo gera problemas de descompensação!

LIBRA
Libra é outro signo altamente afetado durante o ano de 2010. O trânsito de Saturno sugere que este próximo ano será um ano de intensificação do processo de amadurecimento para os librianos em geral. Seja lá qual for a idade do tipo, ficará evidente a necessidade de agir de maneira mais responsável. Objetivos alcançarão o êxito, principalmente se forem bem planejados e não envolverem pressa. A vitalidade dos librianos em geral tende a ficar menor, mas a consciência se revela mais poderosa. Os librianos do primeiro decanato (nascidos até por volta do dia 1 de outubro) passam por mudanças radicais, em que a vida pregressa é fortemente desestruturada, para que as coisas possam ser construídas do zero, melhores do que eram. Este processo transformador para os librianos do primeiro decanato se intensifica enormemente a partir do mês de maio.

ESCORPIÃO
Escorpianos em geral serão alguns dos únicos seres que passarão por 2010 em relativa estabilidade, sem mudanças significativas, a não ser que outros pontos do mapa astrológico de nascimento indiquem isso (como, por exemplo, um ascendente em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio). Os escorpianos do último decanato (por volta de 12 a 21 de novembro) estão há algum tempo com uma tendência à autoilusão, tendência esta que se prolonga ao ano de 2010, mas está pouco a pouco chegando ao fim. Para os nascidos em todos os decanatos, os trígonos de Júpíter são benéficos e sugerem crescimento de uma forma geral, oportunidades e expansão.

SAGITÁRIO
Os sagitarianos do primeiro decanato (por volta de 22 de novembro a 1 de dezembro) tendem a passar por uma fase dinâmica e alegre, altamente produtiva e original, principalmente a partir do mês de maio, quando Urano adentra um signo de Fogo. Mas é preciso tomar cuidado com excesso de empolgação, pois a quadratura de Júpiter sugere risco de desperdício e exageros que podem ser perigosos para o bolso, o coração e a saúde.

CAPRICÓRNIO
2010 é o ano das transformações radicais para o signo de Capricórnio, principalmente para os nascidos no primeiro decanato, ou seja, entre 20 de 29 de dezembro (aproximadamente). O velho eu se desintegra, a fim de que uma nova vida possa surgir. Goste-se disso ou não, os apegos precisarão ser trabalhados, e será preciso aprender a contar consigo mesmo. Temores podem surgir, naturais em qualquer momento altamente transformador. É preciso se reunir com pessoas que sejam genuinamente amigas, a fim de criar uma estrutura sólida de afeto e apoio. Para os capricornianos de todos os decanatos, 2010 representa um ano de tomadas importantes de consciência que conduzem a um derradeiro amadurecimento.

AQUÁRIO
Os aquarianos em geral não tendem a vivenciar mudanças muito radicais durante o ano de 2010, a não ser que outros aspectos importantes marquem pontos diferentes do mapa astral individual de nascimento. Os aquarianos do último decanato (por volta de 9 a 19 de fevereiro) vivenciam um 2010 poderosamente voltado para questões de ordem espiritual, e sentirão grande desejo de ajudar os outros. Será preciso, contudo, tomar cuidado com gente que se aproveita da boa vontade alheia para agir de maneira insidiosa.

PEIXES
Júpiter transita sobre o signo de Peixes ao longo de 2010, beneficiando os nascidos em todos os decanatos. Alegria, ânimo e sentimento de alargamento de horizontes dominarão a alma dos piscianos típicos. Muito embora outros aspectos astrológicos possam afetar o mapa individual de cada pisciano, as qualidades benéficas do planeta Júpiter abrem as portas para novas perspectivas e alavancam os projetos do indivíduo para um nível mais amplo.

Por fim, independentemente de qual seja o seu signo, lembre-se: a melhor forma de saber como 2010 será para você é fazendo uma análise detalhada não apenas do seu signo solar, mas do seu mapa astrológico como um todo, considerando a hora em que você nasceu.

artigo foi escrito pelo Alexey Dodsworth e publicado na Revista Personare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

União faz a Força !

União faz a Força !
Democracia de faz com idéias, sem violencia !

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!
AME-O e TOME ATITUDES SUSTENTÁVEIS !