segunda-feira, 3 de maio de 2010

UM CORAÇÃO QUE OUVE por El Morya Luz da Consciência


Você já pensou que só pelo simples fato de ouvir alguém, podemos ajudá-lo a se curar? Ouvir, é um dos nossos cinco sentidos, SIMPLESMENTE OUVIR! Colocar-se à disposição do outro para escutá-lo. Ficamos com situações ou pessoas entaladas na garganta, apertando e barrando o fluir da criatividade expressiva. Ou, quando engolimos, desce raspando, e cai como uma bomba no estômago, causando ulcerações inclusive físicas. Quando podemos expressar, ficamos mais leves, e aptos a enfrentar todos os obstáculos. Ao recusarmos ouvir o outro, criamos divisão, separação, e permanecemos na dualidade, causando mais dor e sofrimento. A arte de saber ouvir foi ressaltada na história do Rei Salomão.

A versão mais conhecida é que o jovem Salomão pediu sabedoria a Deus e, por isso, ganhou fama universal em função da grande virtude que lhe foi concedida. Mas, os fatos não foram exatamente esses. Salomão, na verdade, não pediu sabedoria. A palavra compreensivo, em hebraico, é "shama", que significa ouvir, escutar, obedecer. Shama não é sabedoria. "Salomão, implorando a proteção divina, quando empossado ainda moço disse: "Sou ainda menino e tenho que governar um povo numeroso, e recorreu ao Senhor para que o orientasse. Foi ouvido: "Já que não pediste grandezas, nem a morte de teus inimigos, terás um coração tão sábio que antes de ti, nem depois de ti, ninguém te igualará. E terás riqueza e glória como nenhum outro rei jamais teve ou terá". E o que Salomão pediu foi: Um coração que ouve!

É uma característica rara hoje em dia, entender o que os outros falam e saber ouvir. Ouvir algo como é dito é a coisa mais difícil, pois, a maioria escuta o que quer e quando quer, não o que o outro está tentando dizer. Quem não tem na família alguém com deficiência auditiva, porém, quando conversamos perto dele(a) de repente a pessoa responde, e nós, nos admiramos: nossa... pensei que não ouvisse!

Usamos as nossas vivências, padrões e crenças como radares na mente e interpretamos o que o outro fala, de acordo com isso e nem percebemos as reações emocionais daquele que está se expressando, o que poderia fazer toda a diferença na compreensão de sua comunicação. Às vezes, o sofrimento é tão grande, que a pessoa fala uma coisa, e suas expressões corporais indicam outra. O simples fato de conseguir ouvir o outro, poderia mudar o destino muitas vezes traçado pela nossa insana rigidez. Aprenderíamos com suas experiências sem ter que passar por elas e ficaríamos preenchidos de generosidade, compaixão, e gratidão pela oportunidade criada. E, quanto sofrimento poderia ser evitado na nossa própria vida, se déssemos essa oportunidade ao próximo e a nós mesmos? Nas situações difíceis nos sentimos sem rumo, sem saída, e com dificuldade para compreender o que está criando o caos. Dentro de uma situação caótica não é sinal de fraqueza sentirmos medo, insegurança, desamparo, e , se pudermos expressar toda a dor, reconheceremos estes sentimentos, criando oportunidade de transformá-los. São momentos, que precisamos do apoio daqueles que estão conosco no caminho da vida, e a melhor maneira de fazer isso no processo de cura é ser um bom ouvinte.

Saber ouvir é uma dádiva divina! A divindade não desaprova. Não é intelectualmente orgulhosa. Tem a paciência necessária com aquele que está tentando se expressar, e que muitas vezes não sabe fazê-lo, porque não aprendeu, não teve chance. Mas, para isso temos que ser humildes e exercer a arte da sensibilidade, da captação correta daquilo que o outro está dizendo para nós, compreendendo que ele se baseia na experiência de vida que teve! E tem que ter muita tolerância, humildade e equilíbrio emocional para entrar na energia do outro, mantendo as nossas fronteiras psíquicas. Ouvir é a dádiva divina que nos permite manifestar amor, respeito, ternura, dedicação, afeto e amizade. Mas, sem a humildade julgamos! E todos querem ser ouvidos e tem o direito a expressar-se. Só perde esse direito aquele que o faz para agredir, para magoar, para ferir, sem um propósito de auxílio, mas, achando que "esse é o jeito dele" e os outros tem que aguentar.

Na Hierarquia da Luz, Metre Confúcio diz: Meus amigos, seguidamente vos alertamos: deveis ser deuses em atividade - homens puros com todas as forças latentes... Aqui em vossa vestimenta física podeis ser perfeitos. Os passos que vos separam desta meta são fáceis de superar se derdes vossas mãos às Mãos de vossos Amigos da Luz. Todo vosso conhecimento é suficiente para alcançardes esta meta. O Plano Divino em vosso coração pode concretizar-se. A Força para isso está ao vosso dispor... O ponto culminante no Templo da Precipitação é saber escutar. Sois disciplinados a manter silencio, concentrando-vos em Vosso Plano Divino e a ouvir aquilo que é necessário escutar. Aqui, nos mundos internos, na freqüência de vibração mais acelerada, isto é possível. Levai o exercício à vida cotidiana..."A arte de saber ouvir é o caminho para o entendimento, para o amor e inclusive para a tão almejada prosperidade que todos querem e precisam. No entanto, ela depende de nós pararmos para ouvir o outro, e, por quê? Porque quem não ouve seu semelhante não ouve também a Deus!

O Pai nunca se manifesta de maneira direta, pois quer que nós aprendamos a refletir e tomar decisões sozinhos para que assumamos a responsabilidade, então a vida, Deus em ação, manda seus recados através do outro, muitas vezes uma criança fala para nós aquilo que precisamos ouvir. Por isso, perdemos enormes oportunidades não ouvindo. Quando não serenamos a mente para ouvir deixamos também a intuição passar desapercebida e, dessa maneira, não entendemos as mensagens divinas. Com certeza, quem não sabe ouvir perde muitas oportunidades de crescer e evoluir.Preencha seu coração de luz, de amor e paciência e conquiste a dádiva de ser um coração que ouve, pois ele estará bem perto de Deus!
Vera Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

União faz a Força !

União faz a Força !
Democracia de faz com idéias, sem violencia !

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!
AME-O e TOME ATITUDES SUSTENTÁVEIS !