sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Terapia do Abraço


Teoria

O toque físico não é apenas agradável. Ele é necessário. A pesquisa científica respalda a teoria de que a estimulação pelo toque é absolutamente necessária para o nosso bem-estar, tanto físico quanto emocional.O toque terapêutico, reconhecido como uma ferramenta es­sencial para a cura constitui agora parte do treinamento dos profissionais de enfermagem, em vários grandes centros mé­dicos, O toque é usado para ajudar a aliviar a dor, a depres­são e a ansiedade; para estimular a vontade de viver dos pacientes: para ajudar bebês prematuros - que ficaram pri­vados do toque materno nas incubadelras - a crescer e a desabrochar.Vários experimentos demonstraram que o toque pode:· fazer-nos sentir melhor com nós mesmos e com o am­biente à nossa volta;· ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento da lingua­gem e sobre o QI das crianças;· provocar mudanças fisiológicas mensuráveis naquele que toca e naquele que é tocado.Estamos apenas começando a entender o poder do toque. Embora ele possa se dar de muitas maneiras, nossa tese é a de que o abraço é uma forma muito especial de toque, que contribui fundamentalmente para a cura e a saúde.


FUNDAMENTO LÓGICO


O ABRAÇO - Faz a gente se sentir bem. · Acaba com a solidão.· Faz a gente superar o medo.· Abre passagem para os sentimentos.· Constrói a auto-estima (Uau! Ela quer mesmo me abraçar!)· Estimula o altruísmo (Não posso acreditar, mas realmente estou querendo dar um abraço naquele velho filho da mãe!)· Retarda o envelhecimento.· Pessoas que gostam de abraço permanecem mais jovens por mais tempo.· Ajuda a controlar o apetite. Comemos menos quando estamos bem alimentados com abraços - e quando nossos braços estão ocupados, enlaçados em volta de outros.


O ABRAÇO TAMBÉM· Alivia a tensão· Combate a insônia· Mantêm em forma os músculos dos braços e dos ombros· Dá oportunidade para exercícios de alongamento, se você é baixo· Propicia exercícios de flexão, se você é alto· Oferece uma alternativa saudável à promiscuidade· Oferece uma alternativa sadia e segura para o álcool e para as drogas
(é melhor abraços do que drogas!)· Afirma a nossa natureza física· E democrático: todo o mundo tem direito a um abraço.· É ecologicamente benéfico, não tumultua o meio ambiente· Do ponto de vista energético, é eficiente, economiza calor· É portátil· Não requer equipamento especial· Não exige ambientação especial; qualquer lugar, de uma so­leira de porta a uma sala de reuniões de executivos, de um salão de igreja a um campo de futebol, é um ótimo lugar para um abraço!· Torna os dias felizes mais felizes.· Torna viáveis os dias impossíveis.· Comunica sentimentos de posse.· Preenche espaços vazios em nossas vidas.· Continua trazendo benefícios, mesmo depois de desfeito.· Além disso, o abraço evita a guerra.


Trecho retirado do livro: A Terapia do Abraço - Autora: Kathleen Keating

Um comentário:

  1. Texto fascinante! Eu própria já senti na pele os benefícios imensos que um abraço proporciona.
    Todos deveriamos experimentar trocar o habitual cumprimento de um beijo por um abraço...deixo aqui o desafio.Experimentem e me contem o resultado.Ok? beijos

    ResponderExcluir

União faz a Força !

União faz a Força !
Democracia de faz com idéias, sem violencia !

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!
AME-O e TOME ATITUDES SUSTENTÁVEIS !