sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dica de Livro : Você ama ou fantasia tudo ?

Livro do terapeuta Mario Sabha Jr.  Abaixo a explicação do livro nas palavras do autor.

"De tantos conflitos que temos na vida afetiva e conjugal, resolvi escrever um livro com este mesmo tema: "Você ama ou fantasia tudo?". Nele conto minha experiência clínica como terapeuta de casais, onde continuamente percebo o quanto fantasiamos a respeito das pessoas que amamos ou dizemos amar. Aprendemos na educação e no mundo um conceito de "AMOR", que nos aprisiona e nos obriga a ser e agir de uma "maneira correta", mas nem sempre legítima, pois não nos garante a satisfação afetiva. Ao passarmos para a prática, seja no relacionamento conjugal ou familiar, seja com amigos ou pessoas a quem bem queremos, encontramos inúmeras dificuldades para nos relacionar, pois exigimos de nós mesmos e do outro algo que não temos condição natural de oferecer.

Confundimos amor com apego, mimo, ciúmes, posse, preocupação, etc... Assim tentamos impor um tipo de "amor" ao outro com o pretexto de zelar pelo seu bem-estar, enquanto na maioria das vezes não conseguimos zelar pelo nosso próprio bem. É o que chamo de amor neurótico e condicional, nele as pessoas se frustram e se machucam mutuamente por anos a fio. Como e por que isso acontece?Quais são os resultados desse tipo de amor em nossas vidas?

Fatalmente iremos fantasiar enquanto vivermos um amor conceitual, repleto de teorias, moralmente rígido, porém inatingível. Ao tentarmos nos enquadrar às normas mundanas, nos machucamos e sufocamos as pessoas que amamos, nos magoamos e nos ferimos internamente, desperdiçando nossa existência. Assim, acabamos por nos abandonar ao vivermos com as pessoas de uma forma padrão, ignorando nossa maneira natural de ser e agir. Nos prejudicamos mutuamente, tolhendo e cerceando ao outro e, ao mesmo tempo, nos tornando presos ao objeto do nosso "amor". São tantas as ilusões do amor condicional que não nos damos conta de como comprometemos nosso mundo real. Vejamos algumas delas:

- "Acertar no Amor": como se existisse uma maneira de acertar na primeira, de ser infalível ou de "ter que dar certo", como se existisse uma única chance para amar.
- "Almas Gêmeas": ignorando o mundo com sua variedade e suas diferenças, onde uma única pessoa nasce apenas para satisfazer os caprichos e desejos do outro.
- "Amor Eterno": mesmo pessoas que se dizem espiritualistas são apegadas a estas idéias. Acreditam em algo "para sempre", mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde seu companheiro partirá para outras dimensões de existência.
- "Amor Remédio": Como se o outro fosse a solução dos nossos problemas que nunca se resolvem, pois estamos insatisfeitos conosco, internamente. Assim também, atribuímos ao outro a culpa de nossas insatisfações e desilusões.

Por que será que muitas pessoas ficam sozinhas por muito tempo? Será que é devido ao fato de não conseguirem conviver com as diferenças alheias? Em contrapartida, outros não conseguem ficar sozinhos nem por um tempo mínimo antes de começarem a se relacionar novamente. Contudo, não percebem o desgaste que acabam provocando em relacionamentos sucessivos, nos quais atraem pessoas que lhes causam sentimentos que ainda não aprenderam a superar.
Certamente, não conseguiríamos descrever todas as situações vividas nos vários relacionamentos da vida prática num livro ou num artigo, no entanto, é importante perceber que se sua vida afetiva não está caminhando como imaginava, talvez seja a hora de mudar, de transformar seus conceitos e crenças sobre o sucesso e realização na vida afetiva. O amor real é bem melhor que o ideal, mas quase sempre é muito diferente do que você imaginava!
Comece a extrair de você mesmo e do seu parceiro as melhores qualidades para obter um relacionamento mais duradouro e acima de tudo com mais qualidade. Aceite que relacionamento é investimento e invista em você!
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

União faz a Força !

União faz a Força !
Democracia de faz com idéias, sem violencia !

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!
AME-O e TOME ATITUDES SUSTENTÁVEIS !