sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Por que os PAÍSES são diferentes ? ACORDA BRASIL !!!


 
Tem circulado pela internet um e-mail muito interessante, questionando a diferença de desenvolvimento entre os países e as razões de tais diferenças. As conclusões a que chegaram os estudiosos devem ser analisadas com muito carinho. Abaixo o resumo do teor do e-mail.

Investigações demonstram que a diferença entre os países pobres e os ricos não é a idade; isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2.000 anos e ainda são muito pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que apenas 150 anos atrás eram desconhecidos, hoje são países desenvolvidos e ricos. A diferença entre países pobres e ricos tampouco está nos recursos naturais disponíveis: o Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a cria-ção de gado, mas é a segunda economia mundial, é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados. Outro exemplo é a Suíça, que não produz cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo; em seu pequeno território, cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, produz laticínios da melhor qualidade, é um país pequeno que oferece uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-o no caixa-forte do mundo.

Executivos de países ricos que se relacionam com países pobres evidenciam que não existe diferença intelectual realmente significativa. A raça e a cor da pele tampouco são importantes: imigrantes qualificados como preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos.

Onde está, então, a diferença?

A diferença é a ATITUDE das pessoas, moldada no decorrer dos anos pela educação e pela cultura. Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

1. A ética, como princípio básico.
2. A integridade.
3. A responsabilidade.
4. O respeito às leis.
5. O respeito pelos direitos dos demais cidadãos.
6. O amor pelo trabalho.
7. O esforço para economizar e investir.
8. O desejo de superar.
9. A pontualidade.

Nos países pobres, apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária; não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco; somos pobres porque NOS FALTA ATITUDE. Nos falta vontade para cumprir e assumir esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

Tenho que concordar em gênero, número e grau. É difícil seguir esses princípios? Não, basta educação adequada e o fim da impunidade; isso não é retrocesso, é cidadania, que habitualmente costumamos cobrar dos outros.
 
(Autor anonimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

União faz a Força !

União faz a Força !
Democracia de faz com idéias, sem violencia !

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!
AME-O e TOME ATITUDES SUSTENTÁVEIS !