domingo, 3 de novembro de 2013

Como o diagnóstico de Astromedicina pode me ajudar a recuperar o bem-estar? por Graziella Marraccini

A Astromedicina é uma das muitas disciplinas que a astrologia nos oferece para autoconhecimento e que pode nos ajudar a manter a boa saúde, evitando, se não todas, pelo menos aquelas doenças que são mais características dos signos aos quais pertencemos por nascimento e cujos agentes são os seus planetas regentes. 

Rapidamente, vou dar aqui alguns exemplos. Se uma cliente minha me diz que gosta de esportes, adora atividade física, gosta de correr no trânsito e... que já sofreu algum acidente e que se feriu na cabeça, eu, como astróloga, vou pensar: ela é ariana, ou tem Marte (regente de Áries) em destaque no mapa natal (por exemplo no signo ascendente). De fato, Áries, rege a cabeça e seu regente, Marte, causa ferimentos, inflamações, febres etc... O que eu poderia sugerir, então, para a minha cliente ariana? Para tirar o pé do acelerador, para ser mais prudente, para canalizar a energia marciana em atividades esportivas, mas sempre com prudência e moderação. Se existem inclinações, propensões que são claramente detectáveis no Mapa Natal de uma pessoa e que indicam os pontos mais frágeis do corpo físico, onde num momento de baixa energia, a pessoa irá desenvolver alguma doença, este diagnóstico precisa ser útil, não é mesmo? De que adianta o diagnóstico?

Outro exemplo: no dia 22 deste mês de setembro, o Sol ingressa no signo de Libra. Este signo, também chamado de Balança, é regido pelo planeta Vênus e corresponde à sétima casa do zodíaco. No momento do ingresso, o Sol se encontra em balanço entre os dois hemisférios, e parece quase estacionado, nem ao norte e nem ao sul. Isso explica o nome dado astronomicamente a este momento: Equinócio, ou seja equi = igual e nox = noite, noites iguais. Na realidade as horas do dia e da noite têm a mesma duração no dia em que o Sol cruza (em seu caminho aparente) o equador celeste.

O signo de Balança, em Astromedicina se relaciona com os rins. Sendo estes órgãos duplos, têm o significado de "relacionamento com os outros" (como os pulmões, os olhos etc.) e fazem um papel de filtro e eliminação dos dejetos líquidos do corpo. É proverbial o efeito 'balança' do libriano! O Sol está em "queda" em Balança (expande pouca energia) e este efeito 'imobiliza' a pessoa que fica indecisa : sim, não, não sei, talvez... são palavras librianas! Vênus, regente de Balança, confere elegância, beleza, senso estético, sociabilidade e amabilidade, quando o planeta está bem dignificado e equilibrado no mapa. Vênus rege também os símbolos da beleza, como a cútis, o equilíbrio dos traços, a boca desenhada como um coração, duas covinhas nas faces e outros tantos atributos que tornam a pessoa atraente e bela. Porém, dirão vocês, Vênus que é considerado um planeta benéfico, também pode causar doenças? Sim, pode se ele for mal aspectado. Por exemplo, Vênus em conjunção com Marte pode causar muitas espinhas, vermelhidão nas faces, e também eczema no rosto, por exemplo. Neste caso, Vênus é 'agredido' por Marte. Vênus agredido por Saturno causa pedras nos rins!
Predisposição a fraquezas e doenças de cada signo


Os signos são divididos também segundo os quatro elementos, Fogo, Terra, Ar e Água.
Desta forma, o astrólogo tem a seu dispor uma série de elementos que o fazem deduzir que as doenças estão em relação estreita com o tipo astrológico apresentado pelo cliente e que os sintomas apresentados têm uma relação direta com as doenças relatadas. Isto quer dizer que você apresenta doenças relacionadas com sua própria personalidade. Um libriano terá mais propensão a apresentar problemas renais, assim como um capricorniano apresentará mais facilmente problemas relacionados com os joelhos. Deduzimos, então, que:

Os signos Mutáveis, Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes, predispõem as pessoas a problemas respiratórios, às doenças de origem nervosa e aos problemas intestinais.

Os signos de Fogo regem o calor e energia vitais, o sangue e o espírito.
Os signos de Terra regem a estrutura óssea, os sais minerais e a condensação dos elementos.
Os signos de Ar regem os gases, os espaços intercelulares, as células de ar, as artérias, veias e vasos capilares.
Os signos de Água regem os fluídos (Câncer: leite, sucos gástricos, fermentos, saliva, albumina) - (Escorpião: fluídos e excreções, urina, suores, secreções menstruais) - (Peixes: fluídos da sinus - seios nasais ou paranasais e intestinais).

Segue lista de Signos e suas predisposições físicas:

ÁRIES: relaciona-se com a epilepsia, as dores de cabeça, as erupções no rosto e na cabeça, a vertigem, as nevralgias, a congestão cerebral, a encefalite e a meningite. O planeta Marte, regente de Áries, predispõe a ferimentos, golpes, queimaduras inflamações, febres elevadas, acidentes, dependendo do signo aspectado.

TOURO: relaciona-se com difteria, dores de garganta, inchaços das amígdalas, laringites, abcessos, problemas relacionados com sufocação e estrangulamento, e angina. O planeta Vênus, relacionado com o signo, em mau aspecto, causa problemas de gota, inchaços e tumores, doenças venéreas, problemas sexuais, varizes, dependendo do signo aspectado.

GÊMEOS: relaciona-se com as bronquites, a tuberculose, as doenças dos pulmões e dos nervos, a pneumonia, a pleurisia, as fraturas de braços, ombros e mãos. Mercúrio, regente de Gêmeos, ocasiona problemas de nevralgias, vertigens, problemas nervosos, irritação da garganta, bronquites e asma, flatulência e gases, cólicas, irregularidade nas funções menstruais, reumatismo e mesmo cãibras, dependendo do signo aspectado.

CÂNCER: relaciona-se com os problemas de ordem digestiva, gastralgia, hidropisia, tosse, câncer, e outras doenças relacionadas com as secreções e os tumores corporais. A Lua influencia todas as funções femininas, (já que ela rege o útero e os ovários), e proporciona a fertilidade, ajudando as secreções glandulares, atuando sobre os líquidos e as cavidades e sobre os fluidos endócrinos, dependendo do aspecto e do signo aspectado.

LEÃO: relaciona-se com as doenças cardíacas, palpitações, síncopes, febres, problemas da coluna dorsal, problemas de locomoção, ruptura de aneurismas. O Sol, regente do signo, influencia toda a energia vital, sendo responsável pelas hemorragias, congestões, palpitações, doenças nos olhos (especialmente o olho direito), má circulação e todas as doenças que tiram a energia vital podendo levar à morte. Isto depende do aspecto e do signo em que ele atua.

VIRGEM: relaciona-se com as cólicas intestinais, a disenteria, enterite, cólera, peritonite, constipações e outras doenças do intestino. É regido por Mercúrio (do qual já falamos no signo de Gêmeos), que atuará aqui, provocando flatulência, gazes, e outros problemas de origem nervosa relacionados, segundo o signo e o aspecto.

LIBRA/BALANÇA: relaciona-se com os problemas renais, infeções, pedras, dores, etc., dependendo do planeta e do aspecto que estará influenciando o signo. Vênus, regente do signo, é um planeta benéfico, mas em matéria de saúde ele também pode influenciar negativamente. As doenças relacionadas podem ser com cólicas (Urano), infecções (Netuno), uremia (Vênus), lumbago (Mercúrio), pedras (Saturno), etc.

ESCORPIÃO: relaciona-se com todas as doenças dos órgãos genitais e reprodutivos, da uretra e da vagina e da bexiga. Marte e Plutão regem o signo. Dependendo do planeta e do aspecto, as doenças irão desde hemorróides, hipertrofia da próstata, incontinência urinária (Marte), pedras (Saturno); dilatação da próstata ou tumores e abcessos do útero e próstata (Júpiter), etc.

SAGITÁRIO: relaciona-se com doenças que dizem respeito às nádegas e as coxas, dependendo do planeta que está causando o aspecto. Júpiter é um benéfico, mas sua ação no corpo é dilatadora, causando problemas no nervo ciático; as fraturas do fêmur são relacionadas com Marte e Saturno; os problemas do sangue e do fígado ocasionados por excessos alimentares, como a gota, o artritismo também dependem de mau aspecto de Júpiter e Lua; os tumores com o planeta Vênus, etc.

CAPRICÓRNIO: relaciona-se com as doenças que dizem respeito aos ossos, dentes, pele e cabelo, o reumatismo das articulações, os problemas nos joelhos e os problemas ocasionados pelo frio. O Planeta regente é Saturno. Dependendo do planeta e do aspecto podemos ter erupções cutâneas e quebra de joelhos (Marte); reumatismo nos joelhos (Mercúrio); vômitos e problemas digestivos (Vênus); varíola, acne e erupções cutâneas (Marte), abcessos (Júpiter), etc.

AQUÁRIO: relaciona-se com as doenças que dizem respeito aos tornozelos e a circulação, provocando varizes (Vênus); problemas cardíacos e palpitações (Sol/Urano); hidropisia (Lua); inchaços nas pernas (Júpiter), cãibras e dores nas pernas (Saturno) etc. O planeta regente é Urano, que causa as doenças súbitas, as palpitações, taquicardia, estiramento muscular, torções etc.

PEIXES: relaciona-se com as doenças dos pés, especialmente aqueles provocados pelos calos e unhas encravadas (Marte/Saturno); suores excessivos (Sol e Júpiter); Doenças causadas pelo frio como congelamento (Saturno), fraturas (Marte), etc. O raquitismo está relacionado com mau aspecto de Saturno em Peixes. O regente de Peixe é Netuno que se relaciona com os fluidos.

Como vemos, todos os signos zodiacais possuem pontos de somatização no corpo físico, cuja análise, dependendo do aspecto e do planeta envolvido, poderá levar o astrólogo a fazer um diagnóstico preciso de Astromedicina, que poderá ajudar o cliente a melhor relacionar as doenças que ele apresenta com o seu próprio tipo astrológico. 

É claro que, para nos livrarmos das doenças, devemos antes de mais nada, conhecermo-nos a fundo, pois somente desta maneira, manteremos nossa mente saudável e, consequentemente, nosso corpo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

União faz a Força !

União faz a Força !
Democracia de faz com idéias, sem violencia !

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!
AME-O e TOME ATITUDES SUSTENTÁVEIS !