quarta-feira, 21 de abril de 2010

CAMPANHA DO BEM - GENTILEZA GERA GENTILEZA


Quantos de vcs. já ouviram a frase "violência gera volência" ? Pois é, acho que a maioria já ouviu e um cem número de vezes. Eu acho que há verdade nestas palavras, por isso, sempre que pude procurei o caminho inverso, da harmonia, do equilíbrio e da paz. E não é por bondade e nem por nenhum sentimento altruísta não. É por inteligência mesmo, pois aprendi que com um sorriso no rosto, carinho nas palavras e gentilezas se consegue ir muito mais além, do que com ameaças, críticas e xingamentos. Além do que, estes ultimos nos deixam com uma carga energética pesadíssima que altera nosso metabolismo a ponto de nos por doentes e nos trazem umas companhias nada legais do astral . Qual a vantagem de nos desgastarmos tanto?


Muitas vezes só para se provar que se tem razão. Coisa mais idiota ! Se você acha que tem razão sobre um assunto para que precisa que o outro aceite, aprove ? Como diz aquele velho e sábio ditado : Você prefere ter razão ou ser feliz ? É, porque se preferir ser feliz vai ter que desistir de convencer as pessoas de suas idéias, de suas verdades ... Se elas servem para você, ótimo, use-as. Se alguém lhe perguntar sua opinião, fale francamente, exponha suas idéias. Mas este alguém for contra você, deixe-o com seus ideais. Não desperdiçe energia em discussões inutéis. São só idéias e não valem o desgaste e ninguém muda ninguém.


BOm, voltando ao tema, um dia andando pela feirinha da Paulista, vi este slogan GENTILEZA GERA GENTILEZA, claramente parodiando o antigo da violência e aderi na hora, até comprei um imã de geladeira com a frase. Mal sabia que se tratava sim, de uma campanha desenvolvida pela Ines BLoise para a Internet e tem como objetivo incentivar as pessoas a serem mais doces, amáveis e, claro, gentis umas com as outras.


SEgundo pesquisa que eu extraí do blog da Cristina Angeli , a campanha tem como inspiração de José Datrino, mais conhecido Profeta Gentileza, dono de uma empresa de transportes no Rio de Janeiro que ao receber um "chamado divino", como ele classifica, deixou tudo de lado e assumiu uma nova identidade. Este fato aconteceu em 1961, dias depois um incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano" quando morreram cerca de 500 pessoas, crianças em sua maioria. Na ocasião, Gentileza pegou um de seus caminhões e plantou jardim e horta no local onde havia restado apenas cinzas, fazendo dali sua morada durante 4 anos e confortando familiares das vítimas da tragédia com palavras de bondade. Durante a década de 80, o Profeta escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, propondo críticas ao mundo e palavras que combatessem o mal-estar da sociedade.


Gentileza também tem uma linguagem muito própria que lança mão de uma simbologia religiosa com o uso de signos e acréscimo de palavras. Exemplo disso é a forma que descrevia a palavra amor: para ele, AMOR com apenas um R equivale a um "amor material" enquanto o amor universal poderia ser escrito com três Rs, simbolizando a entidade pai/filho/espírito santo -AMORRR. Para o Profeta, termos como este simbolizam e reforçam o princípio criado por ele: gentileza gera gentileza.


Falecido em 1996, nos deixou como herança esta lição. Que tal ajudar a propagar os ensinamentos deste mestre da gentileza e do amor universal? Vamos começar a propagar pelo mundo a fora esta bela mensagem? GENTILEZA GERA GENTILEZA, aplique este conceito no seu dia-a-dia, nos seus negócios, na sua família..



Um comentário:

  1. PROFETA GENTILEZA foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente "Profeta Gentileza".
    A canção de Gonzaguinha mostrava uma homenagem ao profeta, como se vê no trecho: "Feito louco / Pelas ruas / Com sua fé / Gentileza / O profeta / E as palavras / Calmamente / Semeando / O amor / À vida / Aos humanos".
    O Profeta anunciava a "gentileza que é o remédio para todos os males". Deus é "Gentileza porque é Beleza, Perfeição, Bondade, Riqueza, a Natureza, nosso Pai Criador".
    Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".
    VIVA - PARA SEMPRE - O PROFETA GENTILEZA...¸.•*✿¸.•*✿ ♥ ♥ ♥
    Aqui em Brasília, desde 2008, eu me dedico a divulgar as mensagens deste Ser de Luz, o Profeta Gentileza.
    Grata, Joelma, por trazer esta mensagem de Amor e Gentileza para nós.
    Beijos, Tanira

    ResponderExcluir

União faz a Força !

União faz a Força !
Democracia de faz com idéias, sem violencia !

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!

O PLANETA É NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE!
AME-O e TOME ATITUDES SUSTENTÁVEIS !